Nossa História (5)_edited.png
ocoleginho.png

Blog

A CIPA da Escola Sagrada Família tem um novo time.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (na sigla CIPA) foi renovada no último dia 17 de junho para o ano de 2022 e 2023. Há novos integrantes na comissão escolhidos pela votação dos educadores e por indicação.


A CIPA é uma comissão obrigatória e prevista por lei que tem como principal objetivo a prevenção de acidentes e de doenças do trabalho. Os membros dessa comissão interna são elegidos pelos próprios funcionários na forma de votação e também alguns são indicados pela empresa.


O objetivo principal da CIPA em lugares como escolas e instituições de ensino é colaborar para que não ocorram incidentes ou acidentes através dos riscos que todo lugar pode possuir. Contudo, as escolas não são consideradas lugares perigosos ou de grande risco; possuem um grau de perigo pequeno no mapa de risco (saiba mais no site: compur.com.br)


Mas qual é a diferença entre incidentes e acidentes?


Incidente é o chamado fator iminente de acidente, ou seja, é o quase acidente ou o famoso “susto”. Um exemplo disso é quando nós escorregamos num piso molhado, mas não chegamos a cair. Há um fator iminente, ou seja, o risco do chão molhado ocasionar uma queda, mas nada acontece.


Já o acidente é o próprio acontecimento de um dano ou um mal. O acidente pode causar danos físicos e materiais às pessoas. Numa empresa, quando acontece um acidente há uma outra consequência negativa: a perda de tempo. Vamos imaginar que alguém está carregando uma jarra de vidro de água, a pessoa cai e se corta (dano físico), a jarra se quebra (dano material) e é necessário que se recolha os cacos e que limpe o chão (perda de tempo). Viu como um simples acidente pode provocar tantos danos?


É por isso que existe a CIPA! Para prevenir e cuidar dos funcionários para que acidentes não aconteçam. Porém se algo acontecer, ajudar para que não venha a se repetir!


O novo time da CIPA


Com o objetivo de trazer mais segurança para os empregados e para os alunos da Escola Sagrada Família, a atividade da CIPA contará com os seguintes novos integrantes:


  • Valdívia Rodrigues de Sousa Novais, como a presidente da comissão desse ano;


  • Gentil Aparecido de Souza, como o vice-presidente;


  • João Pedro Bracale de Jesus, como suplente e secretário;


  • Creuza Campos Vieira, como suplente.




Mas é só isso que a CIPA faz?


Não, ela não cuida só para que não ocorra acidentes, mas ela promove a o bem-estar e a saúde dos educadores. Alguns dos temas trabalhados visam também os cuidados do trânsito, a saúde mental, a alimentação e principalmente a inclusão e o respeito.

Em um mundo tão plural como o nosso, é necessário atenções e cuidados que englobem toda a pessoa humana, corpo e mente. Ao corpo precisamos cuidar com uma boa alimentação, prática de exercícios e não se expondo a riscos; à mente cuidamos com um aberto diálogo e respeito às dificuldades e limites de cada um.


Nós, da Escola Sagrada Família, com o legado e o exemplo do Beato Padre Luís Caburlotto e das Irmãs Filhas de São José, queremos cuidar também da alma levando o amor de Jesus no cotidiano tanto para os educadores como para os educandos.
Portanto, o chamado é transmitir o amor de Deus para nós por meio da educação, do respeito e da inclusão da pessoa humana, por isso o carisma da escola combina tanto com os objetivos da CIPA que é cuidar do ambiente, dos educadores e dos educandos para que possamos viver melhor.


71 visualizações
Confira outras publicações: