Nossa História (5)_edited.png
ocoleginho.png

Blog

  • Carlos Eduardo Nicolette

Equipes da Escola Sagrada Família, participam da 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

A 14ª Olimpíada Nacional de História do Brasil se inicia na próxima segunda-feira, dia 2 de maio, e a Escola Sagrada Família estará presente!! Sob a orientação do professor Carlos Eduardo Nicolette, quatro grupos se inscreveram para representarem nossa escola, formados com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais a 3ª série do Ensino Médio.


alunos sentados com professor
A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação da Universidade. Sua primeira edição foi realizada no ano de 2009 e conta com atividades de leitura, escrita, debate e reflexão, buscando potencializar a aprendizagem de História do Brasil, estimulando-os a descobrir novas formas de aprendizagem de história e a atuar na construção de seu conhecimento.

O professor Carlos, inclusive, participou da 3ª edição da ONHB ainda enquanto aluno, e agora retorna enquanto docente!


Para a 14ª ONHB serão realizadas seis fases on-line, todas eliminatórias, com duração de uma semana cada, compostas por questões e tarefas diversas e a última fase sendo presencial. A Olimpíada encerra-se com uma fase presencial para no mínimo de 800 finalistas [no mínimo 200 equipes], que comparecem à Universidade Estadual de Campinas onde realizam uma prova dissertativa e aguardam o resultado e entrega de medalhas!


Nossas alunas e nossos alunos estão ansiosos para o início da Olimpíada! Segundo os integrantes da equipe “Conhecedores do Tempo”, Eduardo, Gabriela e João Kleber, a decisão em participar do evento foi em razão de gostarem e admirarem “muito a História, já que podemos aprender com o passado, o que nos dá a chance de melhorar nosso futuro.

Portanto, consideramos essa uma oportunidade de aprendermos ainda mais, além de ser uma experiência diferente das que normalmente temos na escola.

Acreditamos que passaremos a gostar ainda mais de História e de aprender sobre o Brasil.




Para as integrantes da equipe “Triunvirato JSB”, é uma oportunidade imensa participar no último ano escolar do ensino médio. Sophia afirma que a escolha em participar da ONHB foi "devido ao meu amplo interesse pela disciplina e a grande oportunidade que o projeto pode vir a me proporcionar.

Além disso, acredito ser uma ótima experiência para nos desenvolvermos academicamente.” Beatriz, integrante do mesmo grupo, coloca que a opção em participar “se deu pelo meu amor recém descoberto pela História. Além disso, quando eu soube das Olimpíadas, a minha primeira reação foi agarrar essa oportunidade que - talvez - me dê ingresso na Universidade”, lembra a aluna, haja vista que os finalistas podem concorrer a uma vaga direta na graduação em História na UNICAMP. Por fim, Julia diz que essa é uma grande “chance de ampliar nosso olhar em relação à História e de criar novas experiências no âmbito acadêmico”.


A equipe "Tropa Laura de Mello e Souza” (nome em homenagem a uma das maiores historiadoras brasileiras) acredita que "participar das olimpíadas de história vai ser um trabalho para nosso conhecimento, vamos nos ligar a assuntos diversos que irão trazer mais repertório histórico, além da diversão de estar participando em grupo e com diversos alunos de outras escolas. Temos, sim, o objetivo de chegar a final com nosso esforço e trabalho em equipe, mas também de sair da ONHB com uma boa experiência pessoal e maturidade, usando tudo o que aprendemos em anos e ainda somar mais."


Por fim, Vitor, integrante da equipe “Tropa da Legião Romana”, disse que se identifica com a disciplina de história e que “além de possuir grande interesse em participar da competição com a temática histórica, confio no meu grupo e estou disposto a ajudar no que precisarem”.

Beatriz, integrante do mesmo grupo, afirma participar das olimpíadas em razão de seu amplo interesse em História e diz que acredita que a ONHB será “uma experiência muito interessante, além de ser uma oportunidade de plantar conhecimento a fim de colher no futuro de alguma maneira. Meu grupo é bastante competente, nos damos muito bem e estou disponível para o que precisar”.



Desejamos boa sorte a todas e todos nessa jornada através da 14ª Olimpíada Nacional de História do Brasil!


Site Oficial do Evento: https://www.olimpiadadehistoria.com.br/


166 visualizações
Confira outras publicações: