top of page
Nossa História (5)_edited.png
ocoleginho.png

Blog

  • Foto do escritorFABRICIO LIRYA LUIZ

Mulheres de carisma!

Nesta data tão importante em que o mundo comemora o dia da mulher, não poderíamos deixar de falar dessas mulheres incríveis que construíram o nosso amado Instituto das Filhas de São José. Ao iniciar sua obra, em meados do século 19, em uma região muito pobre de Veneza, o fundador do Instituto, Padre Luís Caburlotto, tinha a preocupação de dar educação às meninas de baixa renda, muitas vítimas de abusos de uma sociedade sexista e patriarcal.

O padre, já visionário naquela época, queria mostrar que as mulheres deveriam ter os mesmos direitos que os homens e que o papel feminino em qualquer sociedade é de protagonismo. Para o padre, agora beatificado, ao salvar uma menina, salvaria uma família inteira. Tirar as meninas da “triste condição de instrumentos úteis e abrir para elas caminhos, para percorrerem estradas que as levassem a tornarem-se mulheres conscientes da própria dignidade e força!”

Assim, dando protagonismo às mulheres, as Irmãs de São José seguem esse pensamento até hoje e no decorrer dos anos, trouxeram ao Brasil o carisma e o amor pela educação. Mulheres guerreiras que não medem esforços para ajudar aqueles que precisam. Fortes nas ações, mas com a doçura nas palavras. Mulheres que há mais de um século vêm mostrando que o lugar delas não é figurativo e nem secundário e sim de protagonismo. Nas escolas, nas entidades assistenciais, nas comunidades e em qualquer lugar que há uma Irmã de São José, há também a representatividade do mundo feminino. Assim são as Irmãs do Caburlotto, as Filhas de São José!

Parabéns a todas as mulheres, que tal como as irmãs de São José fazem a diferença por onde passam.


30 visualizações
Confira outras publicações:
Arquivo
bottom of page