top of page
Nossa História (5)_edited.png
ocoleginho.png

Blog

  • Foto do escritor

Os desafios da Educação no Brasil

No dia 28 de Abril se comemora o dia da Educação no Brasil, esse ano, a Campanha da Fraternidade trás luz para o assunto, apontando para olharmos a educação em em contexto geral, confira.


A educação formal no Brasil possui avanços significativos nas últimas décadas, mas ainda enfrenta desafios estruturais. Organizar um sistema educacional considerando a extensão geográfica e a diversidade regional do nosso país é um dos grandes desafios.


Considerando os estudantes, professores e técnicos administrativos envolvidos na Educação Básica e superior, percebe-se que aproximadamente 1/3 da população brasileira está envolvida formalmente na educação. Isso significa que, se as pessoas envolvidas diretamente na educação formal do Brasil formassem um país específico, o país da educação do Brasil, seria um dos 25 países mais populosos do mundo, entre os 193 países reconhecidos pela ONU. O nosso tamanho, nossa capilaridade e diversidade constituem um desafio estrutural que deve ser considerado, em especial, quando se pensam as políticas públicas de educação.



Outro desafio é a superação da dívida histórica de escolarização da população, em especial, dos setores mais populares da sociedade. Esse é um dever de casa que a educação brasileira ainda não conseguiu concluir. Somente a partir do século XX o país avançou na ampliação da oferta da escolarização. A escolarização da nossa população adulta é um indicador que revela um aspecto dessa dívida histórica.


Segundo o levantamento do IBGE publicado em 2020, 51,2% das pessoas com 25 anos ou mais não tinha concluído a Educação Básica no Brasil. É importante destacar que, apesar dos avanços na ampliação do acesso nas últimas décadas, os efeitos da pandemia da Covid-19, recoloca o tema de acesso e da permanência com um ponto de atenção.

Sobre a Campanha da Fraternidade 2022 “Fraternidade e Educação”




Celebrada no período quaresmal, a Campanha da Fraternidade (CF) convida a todos a imitar a misericórdia do Pai repartindo o pão com os necessitados, fortificando o espírito fraterno. A iniciativa está ligada a caminhada quaresmal como um dos modos de viver a espiritualidade deste tempo favorável.

Em 2022, a CF tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Seu início se dá na abertura da Quaresma, dia 2 de março, na Quarta-Feira de Cinzas.

Trata-se, em 2022, da terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco.

“Ao longo da caminhada quaresmal, em que a conversão se faz meta primeira, recebemos o convite para busca os motivos de nossas escolhas em todas as ações e, por certo, naquelas que dizem respeito mais diretamente ao mundo da educação”, convida a presidência da CNBB.

Objetivo geral

A Campanha da Fraternidade de 2022 convida a promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.

Objetivos Específicos

1. Analisar o contexto da educação na cultura atual, e seus desafios potencializados pela pandemia.
2. Verificar o impacto das políticas públicas na educação.
3. Identificar valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus.
4. Pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino.
5. Incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum.
6. Estimular a organização do serviço pastoral junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino.
7. Promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.

Texto base - Campanha da Fraternidade 2022 - Cap 2.8 - A Educação formal no Brasil: um projeto inconcluso

50 visualizações
Confira outras publicações:
Arquivo
bottom of page